Texto de Tomas Pereira
A preocupação dos Pastores é LEGÍTIMA?
A religião É, FOI e SEMPRE será a expressão dos POVOS.
ANTES da Vinda do Islã e cristianismo em África (Moçambique), já existiam várias RELIGIÕES. A Religião faz parte da CULTURA.
Ouvi certo pastor de DISTRITO DE CHEMBA dizer que a sua Congregação cristã foi iniciada por um GRUPO de Missionários Americanos há 30 anos atrás.
Não pertencem a nenhuma denominação, em América chamam de NON DENOMINATIONAL CHURCHES. São IGREJAS EVANGÉLICAS INDEPENDENTES.
As IGREJAS EVANGÉLICAS INDEPENDENTES Existem um pouco por toda Europa.
A preocupação deste pastor é que a sua IGREJA em MOÇAMBIQUE existe SOMENTE em Chemba, Tambara e Mutarara, com um total de 2500 MEMBROS/FIÉIS, na sua maioria sem Bi.
Ele contava me isso com semblante descaído e triste. Dizia que face a eventual aprovação da presente proposta de LEI, se restam duas 2 opções, quais sejam, encerrar a IGREJA e deixar as pessoas se disconverter ou levar as suas congregações e entrega-las a IGREJA católica, porque na sua região, é a única IGREJA registada. Esta última opção lhe deixou perplexo, porque os ritos religiosos das IGREJAS evangélicas são muito diferentes dos da IGREJA CATÓLICA. Infelizmente não consegui lhe dar conselho que fosse idôneo.
So para reflexão: Como é que a proposta de LEI prevê limitar a proliferação das IGREJAS?
1. SOMENTE impedindo que novas IGREJAS se registem? Se actualmente as IGREJAS que se presumem proliferar não estão registradas e ESTÃO realizando cultos. Se a resposta for sim, então esta LEI NÃO TINHA razão de ser, porque tudo continuará na mesma.
2. PROIBINDO a realização de CULTO das IGREJAS não registadas? Se a resposta for sim. Os cultos religiosos SERÃO realizados SOMENTE nos centros Urbanos. Nos distritos não HAVERÁ mais cultos, porque 90% das IGREJAS evangélicas nos distritos não tem REGISTO.
3. Esta LEI SOMENTE está a olhar para IGREJAS ou TODAS as RELIGIÕES? É CORRECTO se emitir uma LEI com foco somente para uma religião específica? Não estaríamos a discriminar?
4. Em Moçambique, há muita gente que presta culto aos mortos, é uma forma de expressão cultural/tradicional religiosa. Os povos que practicam este tipo de CULTO NUNCA se preocuparam em se organizar e se tornar uma confissão religiosa. Eles simplesmente realizam os seus cultos. Com a nova lei, eles poderão continuar realizando normalmente os seus cultos ou precisarão de registo. Se estes não vão precisar de registo para prestar cultos aos mortos, esta medida será extensiva a cultos realizadas a outras entidades como Bhuda, Allah, Jesus?
5. E aquela denominação religiosa que cultua de TRAJES BRANCOS cuja doutrina afirma que DEUS NÃO HABITA EM TEMPLOS FEITOS POR HOMENS, oque lhes vai acontecer? ELES NÃO ACEITAM CULTUAR EM EDIFÍCIOS, seus cultos são ao relento.
É uma das denominações evangélicas mais grande em Zimbabwe, presidente Roberts Mugabe já participou de vários cultos seus em Harare, ofereceu lhes terreno e ajuda para construírem, se recusaram.
A actual proposta de LEI, prevê como conditio sine qua non para o registo e realização de CULTOS, a existência de infraestrutura em nome do proponente (não registado e sem personalidade jurídica, lógica e tecnicamente meio estranho).
6. A actual proposta de LEI nada dispõe sobre a proliferação das mesquitas. Actualmente há um PLANO de financiamento de 1 mesquita a cada 5 quilómetros. E com isso as 5 da manhã TODO um DISTRITO ou CIDADE fica sujeito ao barulho emitido simultaneamente pelas MAIS de mil mesquitas espalhadas pela cidade ou distrito. 1 a cada 5 quilómetros.
a) O curandeirismo se enquadra muito bem na RELIGIÃO, PORQUE REALIZAM CULTOS E RITOS. SERÃO regulados pela mesma LEI?
7. Me parece que o debate sobre a proposta de LEI em VOGA AINDA não se mostra esgotado, devia ser discutida de forma TRANSPARENTE e permitindo que vários actores podessem FAZER parte. Muitos NÃO TIVEREM conhecimento.
Era de BOM TOM que houvesse discussão sobre o ASSUNTO em TODAS as providências e no final uma conferência Nacional.
ESTAMOS construindo uma SOCIEDADE SAUDÁVEL E COESA. Assuntos de género e que mexem com as crenças DEVEM ser tratadas com CARINHO e muita atenção.